Jogar asfalto sobre o problema não resolve!



Chama no Zap

Vitória! Graças à ação coletiva de milhares de pessoas a prefeitura desistiu de elevar em 80 cm a Rua Jardim Botânico. A ideia, anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella, era jogar quase um metro de asfalto na rua como medida de prevenção a enchentes. As obras estavam prestes a começar mesmo sem nenhum estudo de impacto e sob protesto dos moradores.

Em apenas três dias milhares de e-mails foram enviados a Sebastião Bruno, secretário de Infraestrutura e Habitação, que seria responsável por tocar a obra. Agora, o plano é construir galerias pluviais para escoamento da água, que é apenas uma das várias medidas necessárias para acabar com o problema dos alagamentos no bairro.

O Rio de Janeiro historicamente sofre com os alagamentos em decorrência das fortes chuvas de verão. Não é jogando asfalto sobre o problema que ele será resolvido. Mais uma vez provamos que a força coletiva é importante contra os desmandos na cidade. Se você quiser ficar sabendo sobre o que a gente anda fazendo pela cidade, chama a gente no zap.
As associações de moradores não foram ouvidas e não puderam dizer que não concordam com esse tipo de "solução" apresentada pela Prefeitura.

Engenheiros e especialistas afirmam que colocar mais asfalto não é a solução, e sim melhorar o sistema de drenagem do Rio dos Macacos.

O relatório da CPI das Enchentes de 2019 fez mais de 100 recomendações que a Prefeitura precisa parar de ignorar.


QUEM FAZ ESSA CAMPANHA
Essa é uma mobilização da Associação de Moradores do Jardim Botânico, criada com apoio do Meu Rio. A AmaJB é uma associação de moradores que atua para reivindicar melhorias para o bairro, interagindo com o poder público e iniciativa privada.
Acreditamos em uma cidade mais inclusiva, sustentável e democrática. No passado defendemos o código de legislação ambiental, o fim dos canudos de plástico, a manutenção da secretaria de meio ambiente, entre outras inúmeras campanhas.

Tem uma proposta de campanha para mudar a cidade? Escreva para gente em contato@meurio.org.br